Harry Potter: Torneios

Torneios


Torneios




Torneio Tribruxo

O Torneio Tribruxo é uma competição entre as três maiores escolas de magia da Europa: Escola de Magia e Bruxaria de HogwartsInstituto Durmstrang de Magia e Bruxaria e Academia de Magia Beauxbatons. O torneio surgiu há 700 anos para ser uma amigável competição entre as três escolas de magia. Cada torneio ocorre em uma das escolas, a cada 100 anos. De cada escola participa somente 1 aluno, selecionado pelo juiz imparcial do Torneio Tribruxo: o Cálice de Fogo.
Os alunos escrevem o seu nome em um pedaço de pergaminho e o depositam no Cálice até o momento marcado. Após isso o Cálice cospe o nome dos três bruxos que participarão do Torneio. Depois de selecionado, o aluno não pode voltar atrás.
As provas do Torneio Tribruxo são muito difíceis e perigosas, por isso os alunos não devem se inscrever levianamente nele. O Torneio consiste em uma série de três tarefas preparadas para testar os campeões de diversas maneiras: seu poderio mágico, sua audácia, seu poder de dedução, e sua habilidade para lidar com o perigo. O Torneio é organizado peloDepartamento de Cooperação Internacional em Magia, do Ministério da Magia, e seu propósito é justamente a cooperação entre os campeões e suas escolas, ou, nas palavras de Hermione, fazer amigos.
O perigo é um fator constante do Torneio, tanto que em 1792 um basilisco atacou os 3 juízes do Torneio, depois que os três participantes do Torneio não conseguiram prendê-lo em uma prova. Após isso, o Torneio não foi realizado por séculos, por questões de precaução.
Todos os bruxos nunca esqueceram o Torneio Tribruxo e suas lendárias provas e histórias. O legado do Torneio atingiu todas as gerações. E, quando ninguém mais esperava que fosse realizado novamente, Dumbledore viu nele uma oportunidade ímpar de unir a sociedade bruxa, começanndo pelas três escolas de magia.
A competição foi então, realizada em 1994, no quarto ano de Harry em Hogwarts. E o Torneio foi justamente realizado em na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Por medidas de segurança e por todo o histórico do Torneio, Bartô Crouch, do Departamento de Cooperação Internacional em Magia, decidiu que somente os alunos com mais de 17 anos poderiam se inscrever no concurso. Obviamente essa decisão teve seus contestadores, mas acabou prevalecendo.
Os campeões foram selecionados pelo Cáliice de Fogo, e foram: de Durmstrang, Vítor Krum; de Beauxbatons, Fleur Delacour; de Hogwarts, Cedrico Diggory. Mas, para surpresa de todos, mais um campeãoTribruxo foi escolhido: Harry Potter.
O vencedor do Torneio Tribruxo ganha a Taça Tribruxo, 1000 galeões e a glória eterna.
A Chegada em Hogwarts
As delegações de Durmstrang e de Beauxbatons chegaram em Hogwarts em 30 de outubro de 1994.
- Durmstrang veio em um grande navio que viajava por debaixo da lua.
“Lenta e imponentemente o navio saiu das águas, refulgindo ao luar. Tinha uma estranha aparência esquelética, como se tivesse ressuscitado de um naufrágio, e as luzes fracas e enevoadas que brilhavam nas escotilhas lembravam olhos fantasmagóricos. Finalmente, com uma grande movimentação de água, o navio emergiu inteiramente, balançando nas águas turbulentas, e começou a deslizar para a margem.” – (CdF15)
- Beauxbatons veio em uma carruagem puxada por cavalos brancos que voavam no céu.
“O palpite de Dênis estava mais próximo… Quando a sombra gigantesca e escura sobrevoou as copas das árvores daFloresta Proibida, e as luzes que brilhavam nas janelas do castelo a iluminaram, eles viram uma enorme carruagem azul-clara do tamanho de um casarão, que voava para eles, puxada por doze cavalos alados, todos baios, cada um parecendo um elefante de tão grande.” – (CdF15)
Uma festa seguiu esses acontecimentos, na qual Dumbledore apresentou o Cáliice de Fogo e explicou como funcionaria o Torneio Tribruxo.
O Cálice de Fogo
Com o propósito da escolha dos campeões ser o mais justa o possível, ela é feita por um objeto mágico poderosíssimo, o Cálice de Fogo. O Cálice é trazido dentro uma arca de madeira, incrustada de pedras preciosas, com uma aparência extremamente antiga. Ao bater três vezes na caixa do Cálice com a varinha, ela se abre. É então removido de dentro da caixa e colocado sobre ela. O Cálice é um grande copo de pedra, e dentro dele há chamas azuis.
Colocar o nome no Cálice de Fogo constitui um ato contratual mágico, e o mesmo não pode ser rompido em hipótese alguma. Ele selecionou os campeões Tribruxo na noite de Halloween de 1994. Bartô Crouch Jr., disfarçando-se de Olho-Tonto Moody, confundiu o Cálice e o fez pensar que havia quatro escolas competindo. Assim, depositou o nome de Harry nele como se o garoto fosse dessa quarta escola de magia. Por isso, o Cálice não teve outra alternativa senão selecionar o nome de Harry para participar do Torneio.
Após os campeões terem sido escolhidos, as chamas do Cálice de Fogo se apagam e só voltam a se acender no próximo Torneio Tribruxo.
Para que o Torneio seja imparcial, antes dele começar, a varinha de cada um dos quatro campeões é pesada pelo Sr. Olivaras em uma cerimônia, para ver se nenhuma delas apresenta nenhuma irregularidade que possa prejudicar ou favorecer um campeão. Nessa ocasião a jornalista Rita Skeeter, do Profeta Diário, escreveu uma reportagem, e, juntamente com seu fotógrafo Bozo, tirou fotografias dos campeões (CdF18).
A Primeira Tarefa – Dragões
A primeira tarefa do Torneio Tribruxo foi projetada para testar a coragem e a audácia dos campeões, e consistia em cada um deles tentar pegar um ovo de ouro do ninho de um dragão. Essa tarefa aconteceu em 24 de novembro de 1994. O ovo continha uma pista para a segunda tarefa do Torneio, sem a qual os campeões não poderiam prosseguir.
Os campeões foram levados para uma pequena barraca por Ludo Bagman, dentro da qual o bruxo mostrava um saco roxo para cada um dos campes, e de dentro do qual cada um deles retirava um modelo de dragão, cada um representando uma raça de dragão que estaria esperando o campeão na prova. Também, em cada um dos modelos de dragões, em seu pescoço, havia um número, de 1 a 4, que determinava a ordem em que cada campeão competiria.
Cedrico Diggory foi o primeiro a realizar esta prova, tendo selecionado um Focinho-Curto Sueco. Ele transfigurou uma rocha em um cão labrador, que desviou a atenção do dragão por tempo suficiente para ele poder roubar o ovo. No entanto, Cedrico sofreu queimaduras durante sua prova.
Fleur Delacour foi a segunda a realizar a prova. Ela lançou um feitiço em seu dragão Verde-Galês, tentando fazê-lo entrar em transe. O dragão, no entanto, não entrou completamente em transe e acabou queimando Fleur.
Vitor Krum foi o terceiro a realizar a prova. Ele lançou um feitiço Conjunctivitis em seu Meteoro-Chinês, mas o dragão entrou em convulsão e danificou seus próprios ovos enquanto Krum pegava o ovo dourado. Este fato fez o campeão perder pontos.
Harry Potter foi o último a realizar a prova. Harry invocou com o feitiço Accio! a sua vassoura Firebolt, para tentar afastar para longe o seu Rabo-Córneo Húngaro. Enquanto o dragão se distraiu, Harry deu um vôo rasante em direção ao chão e conseguiu apanhar o ovo dourado. Ludo Bagman deu a Harry nota 10, Bartô Crouch e Dumbledore deram nota 9, Madame Maxime deu 8 e Igor Karkaroff um 4 (obviamente tentando favorecer o campeão de sua escola, Vitor Krum).
O Ovo Dourado
Quando Harry abriu seu ovo dourado, este emitiu um som insuportável, parecido com um lamento. O ovo não continha nada. O som estava na língua dos sereianos. Foi pedido aos campes que decifrassem o segredo do ovo, e eles conseguiram assim o fazer colocando o ovo embaixo da água.
Cedrico deu a dica a Harry, e Harry então levou o ovo ao banheiro dos Monitores e o colocou embaixo da água, podendo assim ouvir a mensagem que o ovo emitia, uma melodia que dizia o que ele teria que fazer na próxima tarefa do Torneio Tribruxo.
A Segunda Tarefa – O Lago
A segunda tarefa do Torneio Tribruxo ocorreu às 9:30 h da manhã do dia 24 de fevereiro de 1995. A tarefa consistia nos campeões mergulharem no fundo do Lago Negro, localizado nos jardins de Hogwarts, e recuperar de lá uma pessoa que lhes havia sido raptada e da qual muito gostavam, ou, conforme as palavras usadas por Dumbledore, alguém que lhes era precioso.
Para Harry, esta pessoa era Rony. Para Vitor Krum, era Hermione. Para Cedrico Diggory, era Cho Chang. E para Fleur Delacour, era sua irmã mais nova, Gabrielle Delacour.
A tarefa começou e Fleur teve que ser retirada da prova, pois teve problemas com os Grindylows (diabos marinhos). Quando Harry encontrou então a irmã de Fleur, pensou que ela morreria, já que Fleur havia saído da prova. Então Harry tentou salvar Rony e Gabrielle. Lutou com os Grindylows, mas no fim conseguiu salvar ambos no minuto final da prova. Harry teve também ajuda da Murta-Que-Geme, que viajou pelo encanamento de Hogwarts até o Lago Negro só para ajudar Harry. Murta indicou o caminho que Harry deveria seguir para chegar aos reflexos.
A prova durou aproximadamente uma hora. Por Harry ter salvado Gabrielle, que não era sua refém, demorou para acabar a prova. Mas os sereianos contaram a Dumbledore o que Harry tinha feito e por isso Harry conseguiu o segundo lugar na prova.
A Terceira Tarefa – O Labirinto
A terceira e última tarefa do Torneio Tribruxo aconteceu em 24 de junho de 1995. Os campeões tiveram que percorrer um labirinto, que estava repleto de perigos, até a Taça Tribruxo. O campeão que tocasse a Taça primeiro seria o vencedor do Torneio Tribruxo.
Alguns dos perigos do labirinto eram Explosivins, Bicho-Papões, e Acromântulas. A Taça Tribruxo estava no centro do labirinto, sob uma mesa de madeira. Os campeões entraram no labirinto de acordo com a sua posição no Torneio. Cedrico e Harry entraram primeiro, depois entrou Krum e por fim Fleur.
No labirinto Fleur foi atacada por Krum, que estava sob a Maldição Impérius de Bartô Crouch Jr. Após isso Krum e Cedrico lutaram. E por fim Harry e Cedrico chegaram juntos à Taça Tribruxo, ao tocaram juntos e juntos foram transportados para o cemitério da Casa dos Riddle, pois a taça era uma chave de portal. No cemitério Cedrico morreu assassinado por Rabicho, por ordem de Voldemort. Por isso, quando Harry voltou a Hogwarts por meio da mesma chave de portal, foi o único vencedor do Torneio Tribruxo.
Harry ganhou então os 1000 galeões, que doou a Fred e George Weasley para que eles começassem a sua loja de logros.
Read More...